Qualidade, Ambiente e Segurança

A SOCITREL – Sociedade Industrial de Trefilaria, S.A. que se dedica ao fabrico e comercialização de arames de aço tem como objectivo geral a satisfação das necessidades das partes interessadas relevantes.

 

Para tal adopta um Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho) como instrumento para melhor cumprimento das normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, ISO 45001, especificações, determinações contratuais, bem como de requisitos legais e outros requisitos.

Neste sentido é assumido pela Administração no âmbito das suas funções da SOCITREL a obrigação de estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o seu SGI, o compromisso para a satisfação dos requisitos aplicáveis e para o cumprimento das obrigações de conformidade legal.

É dada particular ênfase às seguintes vertentes:

Qualidade dos seus produtos

 

Assumindo que a qualidade dos seus produtos é um dos pilares da satisfação dos seus clientes, a SOCITREL, através do SGI, assume o compromisso de:

 

  • Assegurar a fiabilidade dos seus produtos, dos seus processos de fabrico e dos seus métodos de trabalho;
  • Assegurar a organização das inspecções, incluindo o seguimento das correcções dos defeitos e não conformidades dos seus produtos.

Respeito pelo Ambiente

 

Estando consciente do impacto ambiental das suas actividades, a SOCITREL está empenhada na consolidação da sensibilidade dos seus colaboradores e em contribuir para uma aproximação positiva aos problemas ambientais no meio em que se insere, de acordo com os seguintes princípios:

 

  • Avaliação das implicações ambientais associadas à sua actividade com o objectivo de minimizar os impactes ambientais;
  • Adopção de medidas de prevenção da poluição, nomeadamente as relacionadas com a minimização da produção de resíduos e efluentes gasosos, assim como aumento da eficiência energética, com o compromisso para a proteção do ambiente.

Respeito pela Segurança, Higiene e Saúde no trabalho

 

A segurança de todos os que trabalham com e para a SOCITREL é uma preocupação constante, pelo que se promove e encoraja um sistema de prevenção e segurança baseado nos seguintes princípios:

 

  • Compromisso de fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de lesões e problemas de saúde relacionados com o trabalho;
  • Identificação contínua dos perigos e apreciação dos riscos de modo a definir e manter controlos adequados;
  • Adopção de medidas que minimizem a ocorrência de lesões e afecções da saúde dos seus colaboradores, clientes e fornecedores, em especial as associadas aos riscos mecânicos, químicos e ruído laboral. Compromisso de consulta e participação de todos os trabalhadores.

Satisfação dos seus clientes

 

É com base nos princípios anteriormente enunciados que a SOCITREL tem merecido a confiança dos seus clientes e tem ultrapassado com êxito os sucessivos desafios que lhe vão sendo colocados.

 

É ainda baseada nesses princípios que a SOCITREL continuará a sua actuação no sentido de permanecer uma empresa dinâmica, capaz de se adoptar a novas circunstâncias em tempo útil, em suma continuar a satisfazer as necessidades dos seus clientes nas diversas vertentes associadas:

 

  • Informações sobre os produtos;
  • Aspectos administrativos relacionados;
  • Retorno de informação do cliente e terceiros, incluindo reclamações.

 

Vertentes essas que são objecto de avaliações regulares da Administração, em articulação com o acompanhamento do sistema integrado implementado.

 

Assim o lema principal da SOCITREL é:

“Ter capacidade para fornecer um produto de qualidade com eficiência e dinamismo, em segurança e no estrito respeito pelo ambiente, de modo a satisfazer os clientes de uma forma consciente e permanente.”

O êxito desta política depende do empenho de todos os que colaboram com a SOCITREL, pelo que é dada particular importância à informação, formação e sensibilização.